IPT

ipt

Intranet Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Praticidade e agilidade: atributos anteriormente desconhecidos na comunicação interna do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), agora é a realidade no cotidiano da empresa. Em parceria com a Engenharia de Web, uma nova intranet foi desenvolvida com ferramentas que facilitam o todo o processo envolvido na administração de conteúdos.

O primeiro passo para agilizar o cadastro de conteúdo foi extinguir o processo de geração de códigos HTML e criar campos auto-descritivos e livres para o simples preenchimento de informações. Com isso, os usuários ganharam agilidade nos processos de atualização de conteúdo.

Após aplicar facilidade ao sistema, a EWTI agregou o fator inteligência. Para ampliar  a atualização da intranet a vários setores da empresas, foram criadas “permissões de acessos” integradas ao sistema de acesso já utilizado (Active Directory) com níveis de acesso e visualização variados. Dessa forma, cada departamento passou a ter autonomia para gerenciar as informações publicadas e liberdade para alimentar o canal com seus conteúdos.

Com os problemas de funcionalidades resolvidos, o último passo foi a implementação do novo layout. A utilização das cores azul e verde, com alguns tons de cinza, modificaram a antiga aparência do canal, dando uma leveza na visualização das informações dispostas na home da intranet. A EWTI recebeu o novo layout, gerou todos os códigos e implementou o novo design.

Foram adotados para a produção deste sistema, a linguagem .NET com banco de dados SQL Server e o framework IBatis para persistência de dados. As permissões de inserção e alteração de conteúdos foram integradas com os grupos do Active Directory do IPT, trazendo confiabilidade e segurança aos acessos administrativos.

Para dar ao IPT toda a solução aos problemas apontados, a EWTI elaborou cronogramas para definições de prazos e o time trabalhou focado no planejamento e de “olho no relógio” para a finalização do novo sistema no prazo estipulado, mantendo a qualidade e a criatividade.